sábado, 10 de abril de 2010

4 motivos REAIS para não confiar na Wikipédia


Quem nunca usou a "Enciclopédia" mais famosa da Internet? Eu mesmo, sou obrigado a dizer, já fiz muito isso. E já ouvi até mesmo sobre um professor da faculdade que aconselhou o site pra quem quisesse ter algum conhecimento primário sobre determinado assunto.

De fato, se eu não tenho idéia do que é "Protrombina", por exemplo (uau, essa palavra estava guardada no arquivo mental desde o cursinho!), a Wikipédia pode me dar ótimas primeiras noções sobre o assunto.

Mas vou dar aqui 4 motivos - e há mais, com certeza! - para desconfiar um pouquinho na hora de dar um "control+C" "control+V":

(Se alguma imagem estiver pequena demais, é só clicar para ampliar)


MOTIVO 1: A página tem tanta informação que quase tudo o que você acha não era o que você precisava





MOTIVO 2: a própria Wikipédia se contradiz!





MOTIVO 3 (e principal): Qualquer um pode colocar qualquer coisa na Wikipédia







MOTIVO 4: Como consequência do motivo anterior, certos artigos da Wikipédia são meio... digamos assim... duvidosos!




(Que feio, bem na primeira página do site!)


Moral do Post:
A Wikipédia é que nem dormir na aula: não é um recurso acadêmico válido, mas ajuda se você usar com cuidado. Ah, e se não deixar o professor te pegar, espertão! :)

2 comentários:

  1. Eu acredito que a chuva de animais seja um fenômeno legítimo. Nunca viu Arquivo x? XD

    ResponderExcluir