domingo, 9 de maio de 2010

Será que a censura acabou com a ditadura?

Eu sei que o título deste post parece tema de redação do ENEM, mas não é.

Quando estudamos sobre o bizarro período da ditadura brasileira, ficamos com duas fortes impressões, uma certa e a outra errada. A certa é que se tratou de um período de proibição de informações, com uma baita duma censura na mídia em geral; e errada é que somos levados a pensar que isso já acabou.

Tenho pra vocês dois nomes: "Amor, estranho amor" e "Além do Cidadão Kane". O primeiro é um filme com a apresentadora Xuxa, da época da pornochanchada brasileira, em que ela protagoniza cenas de sexo com um menino (não, você não leu errado, é isso mesmo!). Já "Além do Cidadão Kane" é um documentário de 1993, que mostra as relações da Rede Globo com o governo autoritário, e como Roberto Marinho (fundador da emissora) manipulava as informações que iam a público.

Leiam um pouquinho sobre cada um, e me respondam: será que já passamos da fase de ter uma informação filtrada pela mídia?

1. O filme "Amor, estranho amor"

Notícia tirada do site Yahoo. Clique aqui pra matéria completa.
A produtora Cinearte Filmes não conseguiu liberar a comercialização do filme "Amor, estranho amor", de 1982, em que a apresentadora Xuxa Meneghel, então modelo iniciante, aparece em cenas de sexo. O desembargador Cláudio de Mello Tavares indeferiu o pedido de liminar da empresa, informou a coluna Ancelmo Gois, publicada no jornal "O Globo" deste sábado, 8.

Por acordo judicial,
a apresentadora paga um valor mensal à produtora como recompensa pela não distribuição do filme. A empresa recorreu à Justiça depois que Xuxa teria atrasado as parcelas. A apresentadora alega que não tem recebido os boletos bancários da Cinearte. A Justiça ainda vai julgar o mérito da ação.


2. O documentário "Além do Cidadão Kane"

Descrição tirada deste link do GoogleVideos:

Além do Cidadão Kane é um documentário produzido pela BBC de Londres - proibido no Brasil desde a estréia, em 1993, por decisão judicial - que trata das relações sombrias entre a Rede Globo de Televisão, na pessoa de Roberto Marinho, com o cenário político brasileiro.
- Os cortes e manipulações efetuados na edição do último debate entre Luiz Inácio da Silva e Fernando Collor de Mello, que influenciaram a eleição de 1989.
- Apoio a ditadura militar e censura a artistas, como Chico Buarque que por anos foi proibido de ter seu nome divulgado na emissora.
- Criação de mitos culturalmente questionáveis, veiculação de notícias frívolas e alienação humana. - Depoimentos de Leonel Brizola, Chico Buarque, Washington Olivetto, entre outros jornalistas, historiadores e estudiosos da sociedade brasileira. "Todo brasileiro deveria ver Além do Cidadão Kane"

Nenhum comentário:

Postar um comentário