sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

As desventuras da prova teórica do DETRAN

Depois de um bom tempo sem mexer no meu amado Refúgio, ocorreu hoje algo que balançou minha nerdice ao ponto de me fazer criar um novo post - e, espero eu, ao ponto de me fazer criar sempre novos posts. Afinal, eu tava com saudades dessa bagaça...

Bom, a grande novidade é que hoje eu fui fazer a prova teórica do DETRAN - sim, isso mesmo, aquele teste de 30 perguntas que não avaliam porcaria nenhuma e que, no fundo, é só mais uma forma de colocar burocracia e te fazer pagar. Caso alguém esteja perdido, sem saber do que eu estou falando, é o seguinte: se trata daquele exame que você faz depois de 9 aulas enfadonhas, de 5 horas cada uma, lá na Auto-Escola.

Seguem abaixo algumas dicas e observações. Quem não fez a prova teórica ainda, fica esperto pra quando fizer; e quem já fez, lê e dá umas boas risadas.

A princípio, é importante saber que existem 2 tipos de questões na prova:

... As questões que duvidam da sua capacidade óbvia (a.k.a. Questões Imbecis, Questões Impossíveis de Errar, ou ainda Você Tá Zuando Que Você Tá Me Perguntando Isso). Você sabe que está diante de uma destas questões quando precisa segurar a risada pra não ser expulso da sala de testes. Abaixo, um exemplo clássico de pergunta deste tipo:

São características fundamentais do condutor para um comportamento seguro no trânsito:
a) Pressa ao atravessar o sinal do semáforo
b) Ser sorridente e atento ao volante
c) Bom humor e saúde
d) Prudência e habilidade no volante
e) Usar óculos de sol contra ofuscamento


... E há ainda as questões decoreba (a.k.a. Perguntas-Rodapé-de-Página, Sacanagens Que Ninguém Lembra, ou ainda Merda, Eu Tava Dormindo Nessa Aula). São perceptíveis pela inegável reação de "Hein?" causada no candidato. Abaixo, um exemplo de questão deste tipo:

Segundo o C.T.B., entende-se por via caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinadas apenas ao acesso local ou a áreas restritas a:
a) Via arterial
b) Via transversal
c) Via de trânsito rápido
d) Via local
e) Via coletora


Lógico que, depois de passar pelo sufoco, dá pra deixar algumas dicas reais... por exemplo:
- Decore aquelas malditas placas... elas realmente caem!
- Entre nesse endereço aqui que lá tem um simulado oficial (várias perguntas caem idênticas na prova teórica).

E acho que é isso... até o próximo post, povo! :)

3 comentários:

  1. Nossa! Eu lembro de rir MUITO na minha prova!
    Tinha uma questão tipo:
    O semáforo está verde, mas vc avista um pedestre atravessando na faixa, então vc:
    A) Acelera para que ele corra
    B) Não nota o pedestre uma vez que seu sinal está verde
    C) Buzina para assustá-lo
    D) Diminui a velocidade e aguarda sua travessia

    ¬¬
    Estou em dúvida se é uma questão imbecil ou do tipo "vc ta zuando que ta me perguntando isso!"... hahaha

    ResponderExcluir
  2. É, Bruna, eu diria que é uma das questões do "Hein?"... hehehe

    E Daniel, ainda não sei.. a resposta vem nessa quarta, daí aviso aqui. Mas acho que sim... aquela prova é uma afronta à inteligência jovem!!

    ResponderExcluir