quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A diferença entre Ironia e Sarcasmo

Fala, pessoal, tudo bem?

O post de hoje nasce de um jeito um pouco diferente... Me perguntaram ontem qual era a diferença entre ironia e sarcasmo. Na hora eu dei uma leve travada; quer dizer, eu sei reconhecer qual é qual, mas como explicar a diferença? Daí prometi dar uma pesquisada e explicar depois (pois, pra quem lê o blog e não sabe, eu sou aluno de Letras, e professor de Português e Inglês).

Oras, como a única forma de explicação que eu conheço é a não-convencional, aqui vem esse post. :)
Aqui vão então duas definições simplificadas e bem-humoradas, seguidas de uma imagenzinha pra ajudar:


A Ironia:
- Dizemos que existe ironia quando a frase dita quer dizer o exato oposto do que você pretendia afirmar. Quando você diz, por exemplo, "hoje eu nem to cansado", depois de um dia inteiro de trabalho. O tom é sempre menos feroz, mais simples.

- É legal quando ocorre ironia situacional - ou seja, a ironia existe em um fato visto, e não na fala ou escrita de alguém. Olhem o exemplo abaixo:





O Sarcasmo:
- Já o sarcasmo é mais picante e provocador; e não necessariamente quer dizer o oposto daquilo que você afirmou. É uma figura mais elaborada que a ironia (e também mais sacana, e logicamente mais engraçada, hehehe). Um exemplo bom é a frase do humorista Ashleigh Brilliant: "Eu preciso de algo que só você pode me dar: sua ausência". XD

- E outro exemplo muito bom está na placa abaixo:

Legenda: "Não atire seus tocos de cigarro no chão. As baratas estão ficando com câncer"



Pra quem dominar o idioma inglês, eu recomendo dar umas risadas com a lista de citações sarcásticas do site SarcasticQuotes.com.

Grandes abraços a todos!
P.S.: O Refúgio também é cultura! - e não, isso não foi irônico... ¬¬'

38 comentários:

  1. Muito bom! Adorei a placa.

    Dani

    ResponderExcluir
  2. Adorei as placas :D otimo kkk

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkk, gostei do sarcasmo(do cigarro)legal, gostei tava procurando entender a diferença dos dois, a sua explicação é bem + clara agr eu entendi a diferença (:
    parabens pela explicação^^
    (:

    ResponderExcluir
  4. bom sera que alguem pode mim explicar sobre humor negro, se tem a ver c/ sarcasmos? ooo duvida cruel g.g XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mim responde, fuma cachimbo da paz e VC descobre ! Halll

      Excluir
    2. kkkkk... Bom exemplo de sarcasmo aqui! Halll

      Excluir
    3. kkkkk... Bom exemplo de sarcasmo aqui! Halll

      Excluir
    4. Hahahahah
      Sarcasmo? Onde?

      Excluir
  5. Muito bom este post ,era exatamente o que eu queria saber obrigada ,valeu

    ResponderExcluir
  6. olha eu acho que ninguém podia explicar melhor do que você esplicou agora.

    ResponderExcluir
  7. valee otimo e engraçada a placa

    ResponderExcluir
  8. amei o blog aqui, u.u!. minha irmã também faz letras,e é professora de português e inglês, Suzane o nome dela.
    Amei a placa do SARCASMO . E agora sei a diferença que mexia com o meu cérebro inútil !!!!!
    *rsrs*

    ResponderExcluir
  9. Exemplo vivo de sarcasmo: personagem Chandler Bing da série Frends. Assim só 1 episódio e vão entender.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a explicação ! Me fez compreender melhor a diferença dos dois.

    ResponderExcluir
  11. Olá, gostaria de saber a diferença entre sinceridade e franqueza. Pode fazer um post sobre isso?

    ResponderExcluir
  12. Legal :) Gostei muito desse site !!!

    ResponderExcluir
  13. Ironia é quando vc. quer que o outro perceba a indireta.

    Sarcasmo é o contrário...é dito com a naturalidade.

    Para o outro não perceber.

    Mas o ligado....percebe.

    Foi assim que me ensinaram....rsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Ah...o Felix personagem do Mateus Solano na novela da Globo ( Amor à `Vida é sarcástico o tempo todo.

    ResponderExcluir
  15. Sheldon Cooper iria amar esse post!!! rsrsrs (pra quem não conhece, é um personagem que não entende sarcasmo, da série The big bang Theory).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh verdade. Assim o Leonard não teria que ficar levantando a plaquinha direto.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. muito bom!!!! melhor que eu encontrei...

    ResponderExcluir
  18. que agonia, ai mel dels do ceu esse site eh mt antigo, aaiiaiai, pistolero, bandolero, aiaiai,

    ResponderExcluir
  19. Obrigado... Adorei a postagem, e as imagens (a placa principalmente).

    ResponderExcluir
  20. Não consigo parar de rir da primeira placa

    ResponderExcluir
  21. ADOREIIIIIIIIIIIIIII..... VALEU CONSEGUI TIRAR MINHAS DÚVIDAS PARA MINHA PROVA DE SEGUNDA....

    ResponderExcluir
  22. Adorei esse blog!
    Sou muito curiosa e adoro ficar ligada nas diferenças que há no português.

    Obrigada, vc me ajudou a entender a diferença entre ironia e sarcasmo.

    ResponderExcluir
  23. Eu acho que minha professora não saberia responder que nem está citado aqui. '-'

    ResponderExcluir
  24. Assim.. Quando vc diz a seguinte frase "Algo de errado, não está certo", isso seria ironia ou sarcasmo?? Obrigado desde já.. ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já experimentou chamar isso de antonimia? Ah, isso foi sarcasmo!

      Excluir
  25. O autor do post é professor de português ? I can't believe - sarcasmo em inglês !

    ResponderExcluir