sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Post temático: SARCASMO

Sempre me revoltei com sarcasmo. Não, não com o recurso em si, o qual é extremamente válido, seja na Literatura, seja no cotidiano - ressalvo o fato de sarcasmo em excesso parecer petulância.
Mas a minha revolta é comigo mesmo eu relação ao sarcasmo: eu nunca o entendo. Assim como o Sheldon de The Big Bang Theory, eu ouço uma frase do tipo "Uau, que camiseta bonita", visivelmente sarcástica para os outros, e o que geralmente faço é dizer "Obrigado".
Algo como o carinha dessa imagem:



Hora de provar que aprendi algo na faculdade de Letras:
Vocês sabiam que isso prova que há mais na linguagem do que apenas as palavras e a forma como elas são arranjadas? Afinal, a frase "sua camiseta é bonita", apenas lida, não é facilmente identificável como sarcástica ou não.
Parando pra pensar agora, acho que eu penso por escrito...

...mas whathever! - quero compartilhar com vocês algo curioso. Olhando a definição de "SARCASMO" na Wikipedia, me deparo com uma lista de exemplos. Sim, isso mesmo: num esforço em ser didática, a Wikipedia te dá exemplos. Fala sério, não dá pra ler isso e não rir:

Exemplos:

  • Quando alguém nos pergunta se queremos levar um murro, nós respondemos "sim, sim, e depois um pontapé se puder ser"
  • Quando algo mau nos acontece e nós exclamamos "que bom!" ou "que espetáculo!" ou "perfeito!"
  • Quando alguém cai e uma pessoa lhe pergunta se está bem e ele responde "Estou muitooo bem!"
  • Quando alguém nos pergunta: "É você?" e respondemos: "Não, é sua mãe"


  • Mais alguém deu risada? Poxa, será que era pra isso ser instrutivo ou humorístico?

    (Ah, sim... convite pra vocês: deixarem mais exemplos de sarcasmo nos comentários deste post. Até mais!)

    4 comentários:

    1. "Não, é sua mãe" euri.kkkkkkk
      Exemplos??
      Alguem diz algo obvio, comentario: "se vc não tivesse dito eu não teria notado" --'(sem graça mas funcional!)

      ResponderExcluir
    2. Não sei se tem estatuto de sarcasmo (palavra essa que considero forte), mas assim como no comentátio acima, há frases óbvias:

      - Cortou o cabelo?
      - Não, tirei para lavar.

      - Já chegou?
      - Não, ainda tô ali na esquina.

      Essa história - nerd - sobre "sua camiseta é bonita" é muito interessante. Se lermos a sentença isoladamente, teremos um enunciado. Todavia, a partir do momento em que ela está contextualizada e conseguimos constatar a existência (ou não) de sarcasmo temos a enunciação. É por isso que estudamos letras =)

      Adorei o post - embora não curta sarcasmo hohoho

      ResponderExcluir
    3. - A injeção vai doer?
      O enfermeiro responde:
      - Nada sentirei...

      ResponderExcluir
    4. Está pensando na morte da bezerra? Não,estou pensando em tú.

      ResponderExcluir