quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Mega Drive e Master System... voltaram??


Pois é, por mais surpreendente que possa parecer, o Master System e o Mega Drive fizeram como este blog e resolveram voltar dos mortos!

Qual não foi a minha surpresa quando vi à venda na Americanas.com um modelo novinho de cada um dos consoles. Achei aquilo muito estranho, já que a geração sopra-cartucho já está (infelizmente) falecida há muito tempo!

Fui correndo me informar sobre as diferenças entre os modelos antigos e os novos. Confiram os resultados neste post mais-do-que-nostálgico:


O Master System...

...antigo:
O Master System foi um console lançado pela Sega em 1985 no Japão (cacilda, ele é mais velho do que eu!), mas que chegou ao Brasil em 1989. Era um video game de 8 bits que trabalhava com sistema de cartuchos (sim, daqueles que você ficava assoprando e colocando de novo até o bendito do jogo pegar).

Apesar do controle que só tinha dois botões e um direcional (quadradão), um outro controle foi lançado mais tarde, sob influência do controle de Mega Drive. Isso sem falar nos demais acessórios, lançados mais tarde: destaque para a pistola comum, pistola a laser (tinha uma luzinha na tela...), óculos 3D e controles especiais para jogos de corrida, nave, etc.

Tenho até hoje (e com orgulho!), meu Master System 2 funcionando. Vinha com um jogo na memória (Alex Kidd, o clássico do console), e pra ter mais jogos você tinha que comprar (e, segundo minha mãe, eles não eram muito baratos na época).


O famoso controle de 2 botões...


... novo:
Já o Master System Evolution foi lançado agora em 2009, ainda pela SEGA (que não abre mão dos direitos autorais sobre o nome nem a pau). O curioso é que o lançamento foi algo bastante discreto, já que praticamente não houve investimento em propaganda (alguém tinha ouvido falar???).

O controle é semelhante ao de Master System 3 (o da foto abaixo é o 2), e quem bate o olho já pergunta logo: tá, mas onde eu ponho o cartucho? E a resposta é... (tãnãnãnã)... não põe!

O Master System Evolution não funciona com cartuchos, mas sim com uma coletânea de 132 jogos salvos na memória. Por um lado, você compra o console e leva uma porrada de jogos juntos (o valor total gira em torno dos R$200,00); mas, por outro, você não pode escolher quais jogos você quer jogar, e tampouco comprar mais jogos depois. Embora a SEGA tenha garantido que escolheu os mais famosos do antigo console (e na lista despontam SONIC HEDGEDOG 2, GOLDEN AXE e ALEX KIDD), não adianta chorar caso algum dos "clássicos" não esteja neste grupo. Um outro fator a se considerar é que os acessórios originais não funcionam na nova versão.

Quem quiser o link para a venda (e os detalhes) do Master System Evolution, clique aqui.




O Mega Drive...

... antigo:
O bom e velho Mega Drive nasceu em 1988 no Japão (sendo, portanto, mais novo do que o Master System) e, logo no ano seguinte, já estava sendo vendido pelo mundo.

Apesar de funcionar através de cartuchos, tinha como acessório o SEGA CD, que permitia jogar games gravados em (dãããã) CD. Além disso, o Mega original tinha uma espécie de adaptador que você podia comprar para jogar até jogos de Master System.

O console ficou famoso pelos games do Sonic (Sonic The Hedgedog 2 era o mais "pop", com versão também para Master System), sem falar em Castle of Illusion, Moonwalker, vários da série Mortal Kombat, e por aí vai.

Pra quem quer ver a história detalhada do Mega Drive, eis aqui um ótimo link.

... novo:
Pois é, agora vem a grande bomba: se o Mega Drive antigo se destacava pelos acessórios diversos e possibilidade de rodar até CD, o novo falha exatamente por não aceitar nenhum dos acessórios antigos. E, assim como fizeram com a nova versão de Master System, o console "atualizado" traz uma boa quantidade de jogos clássicos na memória (87 ao total), sob o preço de não aceitar cartucho algum.

A Tec Toy (que produz até hoje o console no Brasil) tentou compensar esta versão e colocou na caixa uma guitarra e um jogo no estilo "Guitar Hero", chamado "Guitar Idol". Mas, pra ser honesto, duvido muito que os fãs das séries mais clássicas vão aceitar a troca.

O Mega Drive 4 Guitar Idol custa em torno de R$ 340,00. Pra quem quiser ver os dados do produto (ou comprá-lo), aqui vai um link.





AVALIAÇÃO FINAL:
Em um mundo onde as pessoas emulam loucamente jogos no computador e em que produzir cartuchos está fora de cogitação (o preço não valeria a pena), optaram por colocar uma porrada de jogos na memória - uma tática arriscada, já que sempre alguém pode dizer "Putz, mas faltou esse e esse jogo...". Além disso, os acessórios clássicos não podem ser usados (e nem sequer fizeram versões atuais para eles!).

As duas versões novas servem para apresentar o mundo "clássico-retrô" dos vídeo-games para quem é mais novo, mas com certeza fazem torcer o nariz de quem jogou (ou joga) os consoles antigos.



Ufa! Esse post deu trabalho... e aí, o que acharam? Alguém lembrou mais alguma coisa do Master System ou do Mega Drive?
Ah, e eu tenho um desafio especial pra vocês: quem consegue adivinhar de que jogos eu tirei as cenas pra colocar de fundo nas imagens desse post?

7 comentários:

  1. Ficou show de bola a comparação... deu até vontade de religar meu mega drive e jogar um pouco...

    Quanto as imagens de fundo, o segundo é Sonic, isso é certeza, agora o primeiro eu acho que é California Games, é isso?

    ResponderExcluir
  2. California Games = certo
    Sonic = seja mais especifico... heheh

    Vlw, Sérgio! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. keria saber qual e a quantidade de bits que
    tem nesta mega drive 4 guitar idol
    pareçe ter a mesma quantia de bits que um sega
    saturno ..
    ou e quase a mesma coisa ke os outros
    (de 8 a 16 bits)?

    ResponderExcluir
  4. Poderia ter usado um modelo de mega drive mais antigo na comparação que fez. e referente ao megadrive4, tem um video no youtube que mostra que o console nao roda legal os jogos, que trancam sempre!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Fico muito bom gostei, quero comprar o Master System evolution.

    ResponderExcluir
  6. Se não vale a pena por não adaptar algum jogo ou add-on, vale pelo mesnos pelos controles :D

    ResponderExcluir